Um carro é tão ecológico que dá até para beber a água que ele emite.
Como se sabe, a poluição emitida pelos automóveis é uma das principais responsáveis pela má qualidade do ar das grandes cidades. Além disso o consumo de combustíveis fósseis para fazer os motores tradicionais funcionar é insustentável – na medida em que trata-se de uma fonte de energia “não-renovável”.
Por isso mesmo, há algum tempo a indústria automobilística vem desenvolvendo novas tecnologias capazes de permitir a fabricação de veículos ecológicos.
Os carros elétricos foram o primeiro passo dessa jornada, ao permitir que os veículos sejam movidos por uma energia renovável, mas ainda assim a grande atração na busca por sustentabilidade automotiva são os carros capazes de rodar com combustível hidrogênio – um processo de geração de energia tão ecológico que o único resíduo produzido é água.
Mas você teria coragem de tomar um gole d’água direto do escapamento de um carro?
Automóveis movidos a hidrogênio já podem ser encontrados em circulação em rodovias japonesas e americanas, por exemplo (e felizmente são mais bonitos que o “jardim sobre rodas” da foto que ilustra este post).
Desde 2008 a fabricante Honda produz o modelo FCX, e para demonstrar a seriedade da proposta não-poluente de sua linha, promoveu uma ação distribuindo garrafas de água geradas pelo escapamento de seus carros em sessões de cinema e outros eventos.
Pode parecer algum tipo de bruxaria, mas (como sempre) trata-se da mais pura tecnologia de ponta!
Para permitir que um carro seja simplesmente “movido a água” é preciso contar com a ajuda da célula de combustível, uma célula eletroquímica em que são consumidos os elementos presentes na água, um agente redutor (hidrogênio) e um agente oxidante (oxigênio), com o objetivo de gerar energia elétrica para fazer o veículo funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário